FANDOM




América ou Américas (Predefinição:Lang-es, Predefinição:Lang-en, Predefinição:Lang-fr, Predefinição:Lang-qu, Predefinição:Lang-gn, em aimará: Amërika, Predefinição:Lang-nl) é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. O seu extremo oriental insular (não-continental) encontra-se na Groenlândia, o Nordostrundingen, enquanto o ocidental localiza-se nas Aleutas. Já os extremos continentais (não-insulares) são o cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental, no Alasca, e a ponta do Seixas, extremo oriental, no estado brasileiro da Paraíba. Os três maiores países da América, Canadá, Estados Unidos e Brasil, são também as maiores economias, as quais estão entre as dez maiores do mundo.

Com uma área de 42 189 120 km² e uma população de mais de 902 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.

Também é conhecida pela expressão "Novo Mundo", neste caso em oposição à Eurafrásia, considerada o "Velho Mundo", e à Oceania, chamada de "Novíssimo Mundo". A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América", cujo gentílico é "americano".[1]



Etimologia e uso Editar

José Pedro Machado é inequívoco ao apontar como origem do topônimo "América" o prenome do navegador italiano Américo Vespúcio. Segundo Machado, o termo já aparece na obra Cosmographiae introductio, de 1507, de autoria de Martin Waldseemüller, em que, ao lado de cartas escritas por Vespúcio, consta um mapa no qual as terras do nordeste brasileiro - cuja descoberta Waldseemüller erroneamente atribuiu a Vespúcio - estão indicadas como Americi Terra vel America (do latim "Terras de Américo ou América"). A forma foi passada para o feminino por paralelismo com os outros continentes. Quanto ao registro desta forma em língua portuguesa, Machado aponta o texto Lusitânia Transformada, de Fernão Álvares do Oriente (1607).

O Dicionário Houaiss registra a primeira aparição do gentílico "americano" em 1679. [2]





Geografia Editar

Predefinição:Ver artigo principal

O ponto mais setentrional das Américas é a ilha Kaffeklubben, que é o ponto emerso terrestre mais setentrional.[3] O ponto mais ao sul é o ilhéu Águila, nas ilhas Diego Ramírez (a ilha Thule do Sul, é geralmente considerada parte da Antártida)[4]. O ponto mais oriental está em Nordostrundingen. O ponto mais ocidental é ilha Attu.

O continente americano é a maior massa terrestre do planeta no sentido norte-sul. No seu mais longo trecho, estende-se por cerca de 14 000 km, da península de Boothia, no norte do Canadá, ao Cabo Froward, na Patagônia chilena. O ponto mais ocidental do continente das Américas é o fim da península de Seward, no Alasca, enquanto a Ponta do Seixas, no nordeste do Brasil, forma a extremidade oriental do continente.[5]

Topografia Editar

Arquivo:ACONCAGUA-2010.JPG

A geografia ocidental da América é dominada pela cordilheira americana, com os Andes correndo ao longo da costa oeste da América do Sul[6] e as Montanhas Rochosas e outras cordilheiras norte-americanas correndo ao longo do lado ocidental da América do Norte.[7] Com 2 300 km de comprimento os Apalaches correm ao longo da costa leste da América do Norte, do Alabama até Terra Nova.[8] Ao norte dos Apalaches, a Cordilheira Árctica corre ao longo da costa oriental do Canadá.[9]

As cordilheiras com os mais altos picos são os Andes e as montanhas Rochosas. Enquanto existem picos altos, em média, na Sierra Nevada e na cordilheira das Cascatas, não há como muitos atingindo uma altura maior do que 4 200 metros. Na América do Norte, a maior quantidade de montanhas com mais de 4 200 metros ocorrem nos Estados Unidos e, mais especificamente, no estado do Colorado. Os picos mais altos nas Américas estão localizados nos Andes, sendo o Aconcágua, na Argentina, o mais alto; na América do Norte o Monte McKinley, nos Estados Unidos, é o mais alto.

Entre as suas cadeias de montanhas costeiras, a América do Norte tem vastas áreas planas. As Planícies Interiores estão distribuídas por grande parte do continente, com baixo relevo.[10] O Escudo Canadense cobre quase 5 milhões de km² da América do Norte e é geralmente bastante plano.[11] Do mesmo modo, o nordeste da América do Sul é coberto pela plana bacia Amazônica.[12] O planalto Brasileiro, na costa leste, é bastante suave, mas mostra algumas variações no relevo, enquanto mais ao sul existem grandes planícies como o Gran Chaco e os Pampas.[13]

Hidrografia Editar

Arquivo:Mouths of amazon geocover 1990.png

Com montanhas e planícies costeiras interiores, a América tem várias grandes bacias hidrográficas que drenam os continentes. A maior bacia hidrográfica da América do Norte é a do Mississippi, abrangendo a segunda maior bacia hidrográfica do planeta. [41] O sistema dos rios Mississippi-Missouri drena mais de 31 estados dos Estados Unidos, a maior parte das Grandes Planícies e grandes áreas entre as Montanhas Rochosas e os Apalaches. Este rio é o quarto maior do mundo e décimo mais poderoso do mundo.

Na América do Norte, a leste das montanhas Apalaches, não há grandes rios, mas sim uma série de rios e córregos que fluem para o leste com o seu término no oceano Atlântico, estes rios incluem o rio Savannah. Um exemplo semelhante surge com rios centrais canadenses que drenam para a baía de Hudson, sendo a maior do rio Churchill. Na costa oeste da América do Norte, os principais rios são o Colorado, Columbia, Yukon e Sacramento.

Arquivo:Hurricane Katrina August 28 2005 NASA.jpg

O rio Colorado drena grande parte das montanhas Rochosas do Sul. O rio corre por cerca de 2 330km para o golfo da Califórnia,[14] durante o qual ao longo do tempo tem esculpido fenômenos naturais, como o Grand Canyon e fenômenos criados, como o Mar Salton. O Columbia é um grande rio com 2 000 km de comprimento, no centro-oeste da América do Norte, e é o rio mais poderoso na costa oeste das Américas. No extremo noroeste da América do Norte, o Yukon drena grande parte da península do Alasca e corre por 3 190 km[15] em direção ao Pacífico. Drenando para o oceano Ártico, na América do Norte, o rio Mackenzie drena águas dos Grandes Lagos do Canadá. Este rio é o maior no Canadá e drenos 1 805 200 quilômetros quadrados.[16]

A maior bacia hidrográfica da América do Sul é a do Amazonas,abrange uma área de 7 milhões de km².[17], compreendendo terras de vários países da América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil). O rio Amazonas tem mais de 7 mil afluentes, e possui 25 mil quilômetros de vias navegáveis.A bacia Amazônica representa 1/5 da água derramada no oceano por todos os rios do planeta.

A segunda maior bacia hidrográfica da América do Sul é a do rio Paraná,é uma depressão ovalada, com o eixo maior no sentido quase norte-sul, e possui uma área de cerca de 1,5 milhão de km².[18]. Desenvolveu-se durante parte das eras Paleozoica e Mesozoica, e seu registro sedimentar compreende rochas formadas do período Ordoviciano ao Cretáceo, abrangendo um intervalo de tempo entre 460 e 65 milhões de anos atrás. A seção de maior espessura, superior a 7000 m, está localizada na sua porção central e é constituída por rochas sedimentares e ígneas. As rochas sedimentares da bacia do Paraná são ricas em restos de animais e vegetais fossilizados.

A bacia do Paraná é uma típica bacia flexural de interior cratônico, embora durante o Paleozóico fosse um golfo aberto para sudoeste para o então oceano Panthalassa. A gênese da bacia está ligada à relação de convergência entre a margem sudoeste do antigo supercontinente Gondwana, formado pelos atuais continentes América do Sul, África, Antártica e Austrália, além da Índia, e a litosfera oceânica do Panthalassa, classificando a bacia, pelo menos no Paleozóico, como do tipo antepaís das orogenias Gondwanides

Clima Editar

O clima das Américas varia significativamente de região para região. Os lugares mais quentes das Américas estão localizados na Grande Bacia da América do Norte e no deserto do Atacama, no Chile. O clima de floresta tropical ocorre nas latitudes da Amazônia, nas florestas nubladas americanas, na Flórida e em Darién Gap. Nas montanhas Rochosas e nos Andes, um clima semelhante é observado. Muitas vezes, as altitudes mais elevadas dessas montanhas são cobertas de neve.

O sudeste da América do Norte é bem conhecido por sua ocorrência de tornados e furacões, dos quais a grande maioria dos tornados ocorrem no Tornado Alley, nos Estados Unidos.[19] Muitas vezes, partes do Caribe estão expostas aos efeitos de furacões violentos. Estes sistemas climáticos são formadas pela colisão de ar seco e frio do Canadá e do ar quente úmido do Atlântico.

Demografia Editar

Predefinição:Anexo

A população total da América era de 910 720 588 habitantes segundo estimativas de 2008.

A população da América compreende descendentes de grandes grupos étnicos, como os indígenas (inclusive inuítes e aleútas), os europeus (principalmente espanhóis, ingleses, irlandeses, italianos, portugueses, franceses, alemães e holandeses), negros africanos, asiáticos (como os amarelos e os médio-orientais), bem como mestiços e mulatos.

Predefinição:Cidades mais populosas da América Predefinição:Limpar

Línguas Editar

Predefinição:Mais fontes

Arquivo:Languages of the Americas.PNG

Várias línguas são faladas nas Américas. Alguns são de origem europeia, outras são faladas por povos indígenas ou por uma mistura de idiomas diversos, como os diferentes crioulos.

A língua dominante da América Latina é o espanhol, embora a maior nação da América Latina, o Brasil, fale português[20]. Pequenos enclaves de comunidades que falam francês, holandês e regiões de língua inglesa também existem na América Latina, notadamente na Guiana Francesa, Suriname e Belize, respectivamente, e o crioulo haitiano, de origem francesa, é dominante na nação do Haiti. Línguas nativas são mais proeminentes na América Latina do que nos países anglo-americanos, com os idiomas nahuatl, quíchua, aimará e o guarani como o mais comum. Várias outras línguas nativas são faladas com menos frequência tanto na América Anglo-Saxônica quanto na América Latina. Línguas crioulas, que não o crioulo haitiano, são também faladas em partes da América Latina.

A língua dominante da Anglo-América, como o próprio nome sugere, é o inglês. O francês é também oficial no Canadá, onde é a língua predominante em Québec e uma língua oficial em Nova Brunswick, juntamente com o inglês[21]. Também é uma linguagem importante no estado da Louisiana e em partes de New Hampshire, Maine e Vermont, nos Estados Unidos. O espanhol manteve uma presença permanente no sudoeste dos Estados Unidos, que fazia parte do Vice-reinado da Nova Espanha, especialmente na Califórnia e no Novo México, onde uma variedade distinta do espanhol sobrevive desde o Predefinição:Séc. Mais recentemente, o espanhol se tornou amplamente falado em outras partes dos Estados Unidos devido à pesada imigração de povos ​​da América Latina. Elevados níveis de imigração, em geral, têm trazido uma grande diversidade linguística para a Anglo-América, com mais de 300 línguas conhecidas a serem faladas nos Estados Unidos, mas a maioria das línguas são faladas apenas em enclaves pequenos e em grupos relativamente pequenos de imigrantes.

As nações da Guiana, Suriname e Belize geralmente não são consideradas nem como parte da Anglo-América ou da América Latina devido a diferenças linguísticas com a América Latina, diferenças geográficas com a Anglo-América, e diferenças culturais e históricas com ambas as regiões; o inglês é a idioma principal da Guiana e Belize e o holandês é a língua oficial do Suriname.

Desporto Editar

O esporte mais popular na América é o futebol, nesse continente há duas confederações diferentes: a CONMEBOL, para clubes e seleções da América do Sul; e a CONCACAF, para clubes e seleções da América do Norte, Central e do Caribe. A CONMEBOL tem como seus principais torneios a Copa Libertadores da América para os clubes, e a Copa América para as seleções. Já a CONCACAF tem como seus principais torneios a Liga dos Campeões da CONCACAF para os clubes e a Copa Ouro da CONCACAF para as seleções. Na Copa do Mundo o continente já obteve 9 títulos com 3 países diferentes; já sediou essa competição 7 vezes, sendo que foi sede da 1° Copa do Mundo em 1930, no Uruguai; e sediará pela 8° vez em 2014, no Brasil. Outros esportes como basquete, vôlei, beisebol, boxe e o MMA são bem populares na América, principalmente na América do Norte. A principal competição de esportes olímpicos da América são os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Parapan-Americanos, que são organizados pela Organização Desportiva Pan-Americana. A América já sediou 6 vezes os Jogos Olímpicos de Verão e sediará pela 7° vez em 2016, no Rio de Janeiro. Também sediou 6 vezes os Jogos Olímpicos de Inverno.

*Na Taça Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa América, que são competições da CONMEBOL, tem como participantes clubes e seleções da CONCACAF. Na Libertadores e Copa Sul-Americana são aceitas a participação de clubes mexicanos, e na Copa América duas seleções de outras confederações são convidados a participar da competição, na maioria das vezes seleções da CONCACAF.

Dados gerais Editar

Subdivisões Editar

Arquivo:N&SAmerica-pol.jpg

Estados soberanos Editar

Dependências Editar

Predefinição:Subdivisões das Américas

Outros territórios Editar

Para além de dependências, existem também alguns territórios sem esse estatuto, integrando países localizados em outros continentes.

Notas Editar

Organizações internacionais e outros mecanismos multilaterais Editar

Na América existem muitas organizações internacionais intracontinentais, as quais estão listadas abaixo.

Ver também Editar



Predefinição:Bloco de navegação [25]



64px Essa página utiliza conteudo da Wikipedia (ver autores) com licença Creative Commons.


Class Make Model Dealer Price Accel. Speed Braking Top speed 0-100 time Power
B2 (Eden Games) Buggy V8 Used Car Dealer: Wrecks Reward - 76 40 43 230 km/h 4.5 sec 375
C2 AC Cobra 427 Used Car Dealer: Wrecks Reward - 76 49 43 266 km/h 4.5 sec 410
A3 Alfa Romeo 8C Spider Italian Cars $265,000 76 57 62 300 km/h 4.5 sec 450
A7 Alfa Romeo Brera Italia Independent Italian Cars $45,000 56 45 56 250 km/h 6.8 sec 260
A7 Alfa Romeo MiTo Quadrifoglio Verde Italian Cars $28,000 46 37 56 219 km/h 7.5 sec 170
A1 Ariel Atom 300 Supercharged British Cars (east) $65,000 93 45 87 250 km/h 2.9 sec 300
A1 TV Ariel Atom 500 V8 Prize (Cup) - 93 57 87 300 km/h 2.9 sec 500
A1 Ascari A10 British Cars (north) $650,000 94 71 87 354 km/h 2.8 sec 625
A2 Ascari KZ1 R Limited Edition British Cars (east) $630,000 89 62 87 320 km/h 3.3 sec 520
A4 Aston Martin DB9 Coupé British Cars $166,355 73 58 75 306 km/h 4.8 sec 470
A4 Aston Martin DB9 Volante British Cars $179,340 73 58 75 306 km/h 4.8 sec 470
A3 Aston Martin DBS Carbon Black Edition§2§3 British Cars - 78 59 71 307 km/h 4.3 sec 510
A3 Aston Martin DBS Coupe British Cars $259,700 78 59 81 307 km/h 4.3 sec 510
A1 Aston Martin One-77 British Cars $1,470,000 87 71 81 354 km/h 3.5 sec 700
A2 Aston Martin V12 Vantage British Cars $245,000 80 58 81 305 km/h 4.2 sec 510
A2 Aston Martin V12 Vantage Carbon Black Edition§2§3 British Cars - 80 58 81 305 km/h 4.2 sec 510
A4 Aston Martin V8 Vantage British Cars $117,600 76 55 75 290 km/h 4.5 sec 420
B3 Audi Q7 V12 Q7 V12 "Chris"§4 Prize (Duel) - 70 48 71 265 km/h 5.2 sec 529
B3 Audi Q7 V12 TDI quattro Audi $147,000 66 45 62 250 km/h 5.5 sec 500
B3 Audi Q7 V12 TDI quattro – TDU2 Inuit Edition§2 Audi - 66 45 62 250 km/h 5.5 sec 500
A2 Audi R8 Coupe 5.2 FSI quattro Audi $145,000 82 63 87 325 km/h 3.9 sec 525
A2 Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro§2 Casino $2,000,000 80 60 100 313 km/h 4.2 sec 520
A5 Audi RS5 Coupé§2§3 Audi - 75 45 56 250 km/h 4.6 sec 450
A4 Audi RS6 Avant Audi $152,880 75 45 62 250 km/h 4.6 sec 572
A6 Audi S3 Audi $42,140 66 45 52 250 km/h 5.5 sec 265
A5 Audi S5 Coupé Audi $51,940 70 45 56 250 km/h 5.1 sec 354
A5 Audi TT RS Roadster Audi $78,400 74 45 63 250 km/h 4.7 sec 340
A6 Audi TTS Coupé Audi $45,080 69 45 63 250 km/h 5.2 sec 272
A1 Bugatti Veyron 16.4 European Cars (south) $1,600,000 97 84 87 407 km/h 2.5 sec 1001
A1 Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport European Cars (south) $2,000,000 97 84 87 407 km/h 2.5 sec 1001
A1 Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Sang Bleu§2 European Cars (south) $1,900.000 97 84 87 407 km/h 2.5 sec 1001
A1 Bugatti Veyron Centenaire§2 European Cars (south) $1.650.000 97 84 87 407 km/h 2.5 sec 1001
A1 Bugatti Veyron Super Sport§2§3 European Cars (south) $3.005.000 97 91 87 434 km/h 2.5 sec 1200
A3 Caterham CSR 260 British Cars (east) $65,660 85 45 72 250 km/h 3.8 sec 260
A4 Catheram Superlight R500§2§3 British Cars (east) $59,780 93 42 72 241 km/h 2.9 sec 263
A6 Chevrolet® Camaro 1LT U.S. Cars (north) $23,880 62 45 68 250 km/h 5.9 sec 340
A4 Chevrolet® Camaro 2SS U.S. Cars (north) $35,000 71 52 68 280 km/h 5.0 sec 426
A6 Chevrolet® Camaro Synergy Special Edition§2§3 U.S. Cars (north) - 62 45 68 250 km/h 5.9 sec 304
C3 Chevrolet® Corvette C1 1957 $85,000  30 37 6 220 km/h 9.0 sec 250
A2 Chevrolet® Corvette® ZR1™§2 U.S. Cars (north) 83 64 76 329 km/h 3.9 sec 505
C4 Citroen 2 CV Used Car Dealer: Wrecks Reward - 4 6 12 95 km/h 11.6 sec 18
C3 Dodge Charger RT 69§2 Used Car Dealer: Wrecks Reward -
A5 Dodge Charger SRT8 U.S. Cars (south) $43,630 72 48 60 265 km/h 4.9 sec 425
A2 Dodge Viper SRT10 U.S. Cars (south) $92,000 85 63 66 325 km/h 3.7 sec 600
A2 Dodge Viper SRT10 ACR§2 U.S. Cars (south) 84 71 77 355 km/h 3.8 sec 600
A2 Dodge Viper SRT10 Police Ibiza Used Car Dealer: Chase Reward - 85 63 66 325 km/h 3.7 sec 600
Predefinição:Smallcaps Ducati Desmosedici RR§2 Road Bikes $72.000 97 58 68 303 km/h 2.5 sec 200
Predefinição:Smallcaps Ducati Diavel Carbon§2 Road Bikes $21.000 96 45 62 250 km/h 2.6 sec 162
C2 Ferrari 250 GTO§2 Italian Classic $4.900.000 63 52 37 280 km/h 5.8 sec 300
C3 Ferrari 308 GTS Quattrovalvole Italian Classic $40,000 54 46 50 255 km/h 6.7 sec 240
A2 Ferrari 430 Scuderia Ferrari $275,380 86 62 87 320 km/h 3.6 sec 510
A2 Ferrari 430 Scuderia Spider 16M Ferrari $271,460 85 61 87 315 km/h 3.7 sec 510
A2 Ferrari 458 Italia§1 Ferrari $190,000 88 65 85 325 km/h 3.4 sec 562
A2 Ferrari 599 GTB Fiorano Ferrari $302,000 85 65 76 330 km/h 3.7 sec 620
A2 Ferrari 599 GTB Fiorano China Edition§2 Ferrari - 85 65 76 330 km/h 3.7 sec 620
A1 Ferrari 599 GTO Ferrari $450,800 88 66 87 335 km/h 3.4 sec 670
A3 Ferrari 612 Scaglietti Ferrari $254,800 78 62 68 320 km/h 4.3 sec 532
A3 Ferrari 612 Sessanta§2§3 Ferrari - 80 62 68 320 km/h 4.2 sec 540
A3 Ferrari California Ferrari $186,200 81 60 87 310 km/h 4.1 sec 454
C3 Ferrari Dino 246 GTS Italian Classic $50,000 46 43 62 245 km/h 7.5 sec 195
A1 Ferrari Enzo Ferrari $661,500 85 63 76 324 km/h 3.7 sec 660
C1 Ferrari F40§2 Italian Classic $560.000 84 63 63 324 km/h 3.8 sec 478
A1 Ferrari FXX Evoluzione Club 97 68 81 345 km/h 2.5 sec 860
A2 Ford GT U.S. Cars (north) $140,000 83 65 66 330 km/h 3.9 sec 550
C4 Ford MUSTANG Fastback "Miami"§4 Prize (Duel) - 50 28 48 185 km/h 7.1 sec 243
C4 Ford MUSTANG Fastback 302cid Cruise-O-Matic World Classic $23,000 46 26 37 175 km/h 7.5 sec 230
A5 Ford MUSTANG GT U.S. Cars (north) $29,645 69 45 50 250 km/h 5.2 sec 315
A4 Ford Shelby GT 500§2§3 U.S. Cars (north) $46,213 77 47 50 260 km/h 4.4 sec 550
A2 Ginetta F400 British Cars (east) $139,160 85 57 82 300 km/h 3.7 sec 410
A1 Gumpert Apollo Sport Club 94 77 89 360 km/h 3.0 sec 798
Predefinição:Smallcaps Harley Davidson Fat Boy Lo§2 Road Bikes 71 28 47 185 km/h 5.0 sec 43
B4 Hummer H3 V8 U.S. Cars (north) $96,000 43 35 50 270 km/h 7.7 sec 292
C3 Jaguar D-type Used Car Dealer: Wrecks Reward - 51 47 50 261 km/h 7.0 sec 270
C3 Jaguar E-Type Coupe European Classic $50,000 50 43 48 242 km/h 7.1 sec 265
A4 Jaguar XKR British Cars $102,312 73 45 75 250 km/h 4.8 sec 503
A4 Jaguar XKR Speed Pack and Black Pack§2§3 British Cars $127,743 73 52 75 280 km/h 4.7 sec 5
A1 Koenigsegg CCXR Edition European Cars (south) $2,131,500 93 86 87 417 km/h 2.9 sec 1018
C4 Lancia Delta integrale evoluzione Italian Classic $20,000 64 37 78 218 km/h 5.7 sec 215
B2 Lancia Stratos Version Rallye§2 Used Car Dealer: Wrecks Reward
B4 Land Rover Range Rover Sport HSE British Cars (east) $58,500 45 35 60 210 km/h 7.6 sec 510
A3 Lotus 2-Eleven Club 78 38 81 225 km/h 4.3 sec 252
C4 Lotus Esprit S3 European Classic $15,000 51 36 43 217 km/h 7.0 sec 160
A5 Lotus Evora British Cars $80,360 70 47 81 261 km/h 5.1 sec 276
A5 Lotus Evora "Solar Crown" Prize (Cup) - 70 47 81 261 km/h 5.1 sec 276
A1 McLaren MP4-12C British Cars (north) $196,000 92 63 87 325 km/h 3.0 sec 615
C3 Mercedes-Benz 300 SL GullWing European Classic $500,000 38 45 25 250 km/h 8.2 sec 215
C3 Mercedes-Benz 300 SL Gullwing "Solar Crown" Prize (Cup) - 38 45 25 250 km/h 8.2 sec 215
A3 Mercedes-Benz CLK 63 AMG Black Series Mercedes-Benz $137,200 78 57 75 300 km/h 4.3 sec 507
A3 Mercedes-Benz CLK 63 AMG Black Series "Outlaw" Used Car Dealer: Chase Reward -
B3 Mercedes-Benz ML 63 AMG Mercedes-Benz $89,180 71 45 56 250 km/h 5.0 sec 510
A2 Mercedes-Benz SL 65 AMG Black Series§2 Mercedes-Benz $750,999 84 62 75 320 km/h 3.8 sec 670
A5 Mercedes-Benz SLK 55 AMG Mercedes-Benz $65,317 72 45 71 250 km/h 4.9 sec 360
A5 Mercedes-Benz SLK 55 AMG "Tess"§4 Prize (Duel) - 75 48 79 265 km/h 4.6 sec 381
A2 Mercedes-Benz SLR McLaren Roadster 722s Mercedes-Benz $514,500 85 65 81 332 km/h 3.7 sec 641
A2 Mercedes-Benz SLR McLaren Roadster 722s "Stuart"§4 Prize (Duel) - 87 70 89 351 km/h 3.48 sec 679
A1 Mercedes-Benz SLR McLaren Stirling Moss Mercedes-Benz $980,000 87 70 81 350 km/h 3.5 sec 650
A2 Mercedes-Benz SLS AMG Mercedes-Benz $235,200 84 61 75 317 km/h 3.8 sec 563
A6 Nissan 370Z Asian Cars $31,500 65 48 50 250 km/h 5.6 sec 332
A6 Nissan 370Z Optional Parts§2 Asian Cars - 65 45 50 - - 332
A2 Nissan GT-R Asian Cars $72,000 87 60 53 311 km/h 3.5 sec 485
A2 Pagani Zonda C12S Roadster Italian Cars $600,000 85 66 53 336 km/h 3.7 sec 540
A1 Pagani Zonda Cinque Italian Cars $1,400,000 88 70 87 350 km/h 3.4 sec 658
A1 Pagani Zonda F Italian Cars $650,000 86 68 87 345 km/h 3.6 sec 602
A1 Pagani Zonda Roadster F Italian Cars $781,000 86 68 87 345 km/h 3.6 sec 650
A1 Pagani Zonda Tricolore§2§3 Italian Cars $2.000.000 88 70 87 350 km/h 3.4 sec 658
A2 RUF RGT European Cars (north) $238,000 82 61 75 315 km/h 4.0 sec 445
A3 RUF RK Spyder European Cars (north) $231,000 77 53 75 285 km/h 4.4 sec 420
A1 RUF Rt 12 European Cars (north) $300,000 88 71 75 354 km/h 3.4 sec 650
A2 RUF Rturbo European Cars (north) $200,000 86 65 75 330 km/h 3.6 sec 590
C2 Shelby Cobra "DAYTONA" Coupe Used Car Dealer: Wrecks Reward - 81 58 37 305 km/h 4.1 sec 390
A2 Spyker C12 Zagato European Cars (south) $705,600 84 60 87 310 km/h 3.8 sec 500
A3 Spyker C8 Aileron§1 European Cars (south) $196,000 76 57 78 300 km/h 4.5 sec 400
A3 Spyker C8 Aileron Spyder§2 Casino 76 57 78 300 km/h 4.5 sec 400
B3 Spyker D8 Peking-to-Paris European Cars (south) $288,120 71 52 56 280 km/h 5.0 sec 556
A6 Subaru Impreza WRX STI Sedan Asian Cars $35,000 67 46 75 255 km/h 5.4 sec 293
A2 TVR Sagaris British Cars (east) $88,200 86 60 62 310 km/h 3.6 sec 380
C4 VolksWagen Beetle Used Car Dealer: Wrecks Reward - 5 11 18 115 km/h 11.5 sec 34
A7 VolksWagen Golf(6) GTI European Cars (north) $25,000 52 42 37 240 km/h 6.9 sec 207
B4 VolksWagen Touareg V12 TDI European Cars (north) $85,000 67 44 53 261 km/h 6.4 sec 353
B4 VolksWagen Touareg V10 TDI "Ryan"§4 Prize (Duel) - 51 43 59 294 km/h 6.0 sec 361
A4 Wiesmann Roadster MF3 Club 72 46 62 255 km/h 4.9 sec 325

ReferenciasEditar

  1. Dicionário Houaiss.
  2. Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, verbete "América".
  3. Título não preenchido, favor adicionar.
  4. Título não preenchido, favor adicionar.
  5. "America". The World Book Encyclopedia 1. (2006). World Book, Inc. 407. Predefinição:ISBN 
  6. Título não preenchido, favor adicionar.
  7. Título não preenchido, favor adicionar.
  8. Título não preenchido, favor adicionar.
  9. Título não preenchido, favor adicionar.
  10. Título não preenchido, favor adicionar.
  11. Título não preenchido, favor adicionar.
  12. Título não preenchido, favor adicionar.
  13. Título não preenchido, favor adicionar.
  14. Título não preenchido, favor adicionar.
  15. Yukoninfo.com
  16. Mackenzie River. (2006). In Encyclopædia Britannica. Retrieved September 12, 2006, from Encyclopædia Britannica Premium Service
  17. Título não preenchido, favor adicionar.
  18. Título não preenchido, favor adicionar.
  19. Título não preenchido, favor adicionar.
  20. Título não preenchido, favor adicionar.
  21. Título não preenchido, favor adicionar.
  22. = 1132419689&men = gcis&lng = de&gln = xx&dat = 32&srt = pnan&col = aohdq&pt = a&va = x World Gazetteer – Welt: Ballungsräume.
  23. Havaí na Oceania.
  24. Ilhas Próximas, Ilhas Rat, Ilha de São Lourenço e Ilha Buldir na Ásia.
  25. TODO O TEXTO COPIADO SOBRE LICENÇA DA WIKIPÉDIA

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória