FANDOM

Predefinição:Info/Organização

Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objetivo de deter guerra entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.

HistóriaEditar

A ONU é um organismo internacional criado ao final da Segunda Guerra Mundial, com o propósito de manter a paz e a cooperação entre as nações. A necessidade desse organismo e o interesse em cria-lo foi expressa durante a guerra, como por exemplo, na Carta do Atlântico, de 1941, assinada pelos Estados Unidos e Inglaterra e que se referia à necessidade de um "sistema mais amplo e permanente de segurança geral". Em 26 de junho de 1945 foi assinada a Carta das Nações Unidas, depois de dois meses de discussões que reuniram representantes de 50 países na cidade de São Francisco na Califórnia. Em 24 de outubro a carta entrou oficialmente em vigor. A nova instituição tinha como objetivos manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações e conseguir a cooperação internacional para resolver os problemas socioeconômicos, culturais e humanitários. Do ponto de vista estrutural, a Assembléia Geral seria o organismo interno à ONU mais importante, formado por um representante de cada país membro, com direito a um voto. Na prática, o Conselho de Segurança se tornou o organismo mais importante nas últimas décadas, formado por 15 membros, sendo que 5 são considerados membros permanentes (EUA, URSS, China Nacionalista, França e Inglaterra) e 10 são membros temporários, eleitos a cada dois anos. Em 1971 a China Nacionalista foi substituída pela China Comunista e, em 1991, a URSS foi substituída pela Rússia. Outro organismo importante é a Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, Holanda, formada por nove juízes eleitos pela Assembléia Geral. O Conselho Econômico e Social é formado por 54 países, com mandato de três anos, sendo responsável por coordenar as Instituições especializadas. [1]

ReferênciasEditar

  1. ONU-HISTORIANET.

Também no FANDOM

Wiki aleatória